segunda-feira, 28 de maio de 2012

Atividades lúdicas para combater a solidão

O envelhecimento é um processo natural da vida e é incontornável, por isso a mentalidade dos idosos está a mudar. Cada vez mais cresce a importância de viver uma 3ª Idade ativa, na qual se procura a diversão e o convívio de modo a combater a solidão e a inércia. As atividades relacionadas com o desporto, como a hidroginástica, o yoga e a ginástica para a 3ª Idade são especialmente preparadas para atenuar as dores e para manter os músculos ativos, sem esquecer os limites e as debilidades que muitas vezes surgem nesta idade. O exercício físico, para além de atrasar as modificações físicas da velhice, também aumenta a sensação de bem-estar, melhora a flexibilidade e aumenta a função cognitiva. Nesta idade, devido ao tempo livre por preencher, acabam por descobrir talentos e interesses até então desconhecidos. A partir da reforma, muitas pessoas começam a pintar, a fazer trabalhos em barro ou porcelana, croché e bordados.
Com a população idosa a crescer a um ritmo acelerado, é cada vez mais importante prestar atenção à qualidade de vida dos mais velhos, que, após a reforma, correm o risco de ficarem à margem da sociedade. É importante promover atividades lúdicas que estimulem o contacto social e que tenham como objetivo a reocupação e inserção dos idosos em grupos de convívio, evitando assim o flagelo da solidão.

Com a chegada à 3ª Idade são muitas as pessoas que se sentem inúteis, improdutivas e tomam o seu papel social como insignificante. Ouvimos muitas vezes o típico discurso de: “Eu já sou muito velha, já não faço nada. Fazia quando era jovem. Agora só estou à espera que Deus me leve...”. No entanto, o envelhecimento não tem de ser associado a algo negativo doloroso. Nesta nova etapa da vida surgem algumas dificuldades: os ossos e as articulações começam a doer, os movimentos já não são tão ágeis e fáceis como dantes, corpo e a mente começam sentir o peso dos anos. A enorme experiência de vida e o tempo livre são fatores que proporcionam a possibilidade de se fazer da velhice uma época de descanso e divertimento bem merecidos depois de uma vida de trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário